O QUE É A MEDICINA DO ESTILO DE VIDA

A Medicina do Estilo de Vida é uma abordagem de saúde baseada em evidências que utiliza a ciência do comportamento para produzir mudanças de comportamentos de saúde de maneira mais eficaz e duradoura.

A MEV utiliza de intervenções terapêuticas no estilo de vida como modalidade primaria e fundamental para prevenir, tratar e reverter doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade.

Os profissionais de saúde capacitados em competências clínicas de MEV são treinados para realizar prescrições de estilo de vida baseadas em evidências fundamentados na ciência da mudança.

A Medicina do Estilo de Vida é um tipo de prática de saúde diferente da medicina convencional?

Não, a medicina do estilo de vida é na verdade a base da medicina convencional.

As diretrizes de prática clínica das principais doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida (como diabetes, hipertensão crônica e dislipidemia) reforçam a medicina do estilo de vida como a primeira linha de tratamento, sendo o tratamento de menor custo, com menores efeitos colaterais e produção de
qualidade de vida a longo prazo.

Assim, não há um confronto entre a MEV e a prática médica convencional, mas sim uma sinergia e potencialização de todo o avanço tecnológico que tivemos.

Por que os profissionais de saúde necessitam de uma formação específica em Medicina do Estilo de Vida?

A imensa maioria dos profissionais de saúde não receberam um treinamento mínimo sobre MEV baseada em evidências, a exemplo da alimentação, atividade física e saude do sono durante a sua formação.

A mudança duradoura de comportamento é hoje o maior desafio de saúde do mundo. O profissional de saúde acumular conhecimento sobre o que precisa ser feito não é suficiente para gerar mudanças, é necessário desenvolver habilidades clínicas direcionadas para a prescrição e apoio da mudança.

Como a medicina do estilo de vida pode ajudar a mudar a saúde do Brasil?

Nós queremos revolucionar a saúde do Brasil e sabemos hoje que as Doenças Crônicas do Estilo de Vida (também chamadas de DCNTs) são responsáveis por mais da metade do total de mortes no Brasil.

A Medicina do Estilo de Vida é uma abordagem baseada em evidências que utiliza a ciência do comportamento para produzir mudanças de comportamentos de saúde de maneira mais eficaz e duradoura.

A MEV busca tratar a causa das doenças e não apenas reduzir os sintomas, atuando não apenas na prevenção, mas também no tratamento e reversão de doenças crônicas associadas ao estilo de vida. Por lidar com comportamentos, a MEV é capaz de produzir saúde de forma mais acessível, democrática e sustentável.

plugins premium WordPress